top of page

TOCANTINS NO LAR DO JAIR MIGUEL

  • Foto do escritor: Pepe Cadete
    Pepe Cadete
  • 31 de jan. de 2022
  • 8 min de leitura

Meus amigos, a tantos lugares para conhecer nesse Brasil e cada vez que penso em um lugar, fico doido para conhecer o quanto antes. Deus tem proporcionado conhecer sua criação e tem sido um privilegio tremendo. Conhecer o Tocantins foi lindo, a natureza, cidade, rio e estrada é de deixar qualquer pescador maravilhado. Pensei nessa pescaria desde o ano passado, fiquei em dúvida entre essa pescaria e a do Trairão, então decidi que seria este ano. Como sempre, penso no custo e essa foi mais uma que ficou baixo e com certeza você pode realizar. Partimos de São Paulo, passamos por São Jose do Rio Preto para pegar o parceiro Riberto e seguimos a estrada. O valor total para cada um, sendo eu e Riberto, ficou de R$ 900,00 reais, com gasolina, pedágios, alimentação e ajuda de custo para nosso amigo que nos recebeu, tudo isso sendo 5 dias de pesca. Sempre digo quando a qualquer amigo e pessoa que gosto de aproveitar cada momento não é somente peixe, é um todo. Com isso aproveito para comer, parar na cidade, conhecer costumes e aproveitar. Nossa primeira parada foi para tomar um bom café da manhã. Esse lugar tinha de tudo, desde farinha, pimentas, feijão entre outros alimentos e a vontade era de levar tudo.


ree

Seguimos viagem e nosso destino era na cidade próximo a São Salvador do Tocantins, um pouco longe, mas também não muito perto, percorremos no total 1.7 km. Mas não poderíamos de deixar de almoçar aquela comida de beira de estrada com um bom arroz, feijão e bife.


ree

Depois de recompor as energias, seguimos sem parar e partimos até chegar no local. Muito próximo já do destino, passamos por uma ponte aonde contemplamos o que iriamos vivenciar por 5 dias. Fiquei admirado com tudo que vi, ficamos ali, por uns 10 minutos agradecendo a Deus.

ree

Tive somente uma dificuldade bem próximo já da fazenda, tive que retirar todas as coisas do carro para subir uma parte da estrada que é de pedra. Tentamos subir por 4 vezes e não conseguimos, após retirar tudo, conseguimos na 1 tentativa. Ao chegar na casa de nosso amigo Jair Miguel, um grande pescador das antigas, percebemos o quanto o Tocantins é lindo. Aproveitamos para bater um bom papo a noite para enfim descansar e estar preparado para os 5 dias de pescaria.


ree

Nosso amigo Jair Miguel nos ajudou falando sobre a região, então com isso partimos para nosso 1 dia de pesca. Ele não pode nos acompanhar, pois estava com seus tios. Dessa vez não levamos Caiaques, pois o Jair tem vários caiaques no local, todos da empresa Lontras. Escolhi pescar com Barracuda, um excelente caiaque, muito fácil para transportar, remar e leve.


ree

Com a Orientação do Jair, já atravessei o rio para outra margem, o sentido era para uma grota, se você não sabe ainda o que é uma grota, é um local aonde geralmente o peixe se encontra, um lugar mais fechado, não tão aberto, lá aonde morava no interior, conhecíamos como “bico” Porem para quem nunca pescou no Tocantins, você pode perder a referencia de onde o peixe esta, porque digo isso, pois é tanto pau no rio, tanta estrutura que você quer arremessar em todos os lugares para levantar o peixe. Separei dois equipamentos de pesca, sendo uma vara 12 lbs e outra 14 lbs. As iscas que não pode faltar em sua caixa e recomendo é da Loose Fish. Nosso amigo Maycon separou algumas e já comecei com elas. A escolha foi muito acertada e nos primeiros arremessos já acertei o 1 tucunaré na JumpLoose com trabalho de stick.


ree

Já vi que o dia seria muito bom, pois tinha escolhido a isca certa e na cor certa. As ações estavam só começando e eu já estava muito feliz, meu primo Riberto até então não tinha acertado a isca e o local que o peixe estava. Eu comecei pescando entre a margem e alguns paus mais para fora e o resultado estava vindo a cada arremessos. Logo depois desse peixe, acertei um bom azul, sim era um bom azul. A rebojada na Isca Jumploose não falhou, ele veio atras e rebojou, pegou a isca e começo a brigar, depois de alguns saltos, escapou para minha tristeza. Fiquei triste no momento, pois seria meu segundo peixe do dia e teríamos uma boa foto para dizer que não é história de pescador. Logo após avistamos uma explosão de peixes, era cardume de tucunaré. Algo que jamais tinha visto. Não esperamos muito e arremessamos nossas iscas, a fisgada era certa, peguei um duble na mesma isca Jumploose, porem ao chegar próximo para embarcar um soltou e ficamos com esse para foto e para nossa alegria.


ree

Meu primo Riberto não ficou atrás e logo fisgou o seu também. Uma das coisas que gosto de pescar com meu primo é a felicidade dele, ele fica feliz com tudo, da risada de tudo e tudo para ele está ótimo, isso deixa a pescaria muito leve e fácil. Nos entendemos muito bem.


ree

Continuei pescando da mesma maneira e com a mesma isca, não tirei por nada. Percebi uma movimentação no rio e sempre que vou pescar, fico muito atento a qualquer coisa, principalmente quando vejo que é peixe. Arremessei a isca e trabalhei em zara, bem lento, para provocar o peixe, deu muito certo, o peixe atacou a isca e fisguei, começou a briga e logo depois os saltos, quando pulou, consegui ver que era uma Apapa, um peixe que nunca tinha fisgado e embarcado, depois de brigar e pular, ela jogou a isca longe e perdi. Esse peixe queria muito ter embarcado, seria minha primeira Apapa. Continuei pescando e logo depois outro cardume de peixe explode ao meu lado, arremessei já minha isca e fisguei na JumpLoose, porem pensei em fazer um duble mais meu primo chegou a tempo e fisgou o seu, aproveitamos e tiramos aquela foto de oreia a oreia.


ree

Já estávamos bem alegre com os resultados e continuamos a pescar, cheguei na primeira grota e quando menos espero, tomei a rebojada que tanto esperamos, foi muito rápido, pegou a isca e soltou, fiquei imaginando, hoje não é o meu dia, pois já era o terceiro peixe fisgado grande que escapou. Pensei vou jogar de novo, quando joguei de novo, tomei outra rebojada com tomada de linha, não foi qualquer tomada, eu não tive tempo pra nada, só tomou linha e foi pra estrutura, ou seja, não perdi 3 peixes grandes, perdi mais um, sendo o quarto peixe. Olha confesso que fiquei pensando, o que estou fazendo de errado, será que sou eu, será que não estou sabendo fisgar, recolher, trabalhar, passa um monte de coisa na cabeça e nessa hora você não pode desanimar e continuar. Aliás estávamos somente em nosso primeiro dia de pesca e tinha muita coisa para acontecer e aprender pescar na região.

Já estava no horário do almoço e como de costume, sempre fazemos um peixinho no barranco, sempre na medida com consumo correto.


ree

O dia estava quente e gostoso, com muita ação de peixe, eu e meu primo continuamos a pescar próximo um do outro e com isso acertamos alguns peixes de ótimos tamanhos. O Riberto acertou mais um lindo azul, tive que ajudar, pois o local estava cheio de estrutura, mas conseguimos registrar esse belo click.


ree

Geralmente quando estamos em um lugar novo, que nunca pescamos, testamos várias iscas, eu continuei com a isca Jumploose e a nova Kalisloose65. Posso dizer que as iscas da LooseFish, tem um trabalho e cores muitas vivas, o nado da isca é um detalhe muito importante que atrai demais seu predador, o equilíbrio da isca com o tamanho correto da garateia é extremamente satisfatório.


ree

Em todo momento estávamos felizes por estar ali, tínhamos ainda mais 4 dias para pescar, voltamos para a fazenda para descansar e pensar nos próximos dias. No segundo dia de pesca, tudo que aconteceu no primeiro dia, não aconteceu no segundo. No primeiro dia nós estávamos em uma lua excelente para pesca e no segundo dia, mudou a fase da lua. Pensei que não teria tanta influência, mas estava errado, mudou completamente nossa pescaria. Os peixes que estavam atacando na superfície, já não atacavam mais, o peixe sumiu, testei todas as iscas e trabalho, foi um dia totalmente difícil de pescaria. Acertamos peixes, mas mudou muito de um dia para o outro. Mesmo com o peixe manhoso, não querendo comer e atacar, continuei usando a isca Kalisloose e foi muito bom, com ela levantei os peixes para nossa sessão de fotos.



Essa isca fez uma diferença muito grande, pois quando o peixe esta manhoso, geralmente uso isca maiores para tentar irritar o peixe, ou isca de meia agua. Mas como percebi que o peixe queria algo pequeno persisti na Kalis e deu muito resultado.



Para trabalhar a isca Kalisloose, recomendo a vara correta, pois o peso da isca é bem leve, se não estiver com o equipamento correto, você não vai ter muito sucesso, tanto no arremesso, quanto no trabalho. Como estava com uma varinha 12 lbs e linha de 0,18 e leader de 0.30 estava conseguindo ter sucesso e logo acertei mais um azul.


ree

Ainda no final do dia próximo a uma ilha cheio de pau, fisguei algo que não esperava, a varinha de 12 lbs bebeu água, até então só briguei e vi que era algum peixe grande, foi realmente uma boa briga, como estava no fim do dia, não dava para ver muito na água, pois o sol já tinha baixado, chamei meu primo para me ajudar e quando menos espero, percebi que era essa Dentuça. Não sou de pesar peixe e medir, porem meu primo ficou impressionado, tinha o um bom tamanho, ele quis pesar e deu 2.5 kg. Que troféu de piranha. Fiquei feliz e registrei a foto.


ree

Depois disso partimos para a fazenda, já era quase noite, o sol do dia foi muito forte e remamos muito para achar o peixe, ou seja, estávamos extremamente cansados. Eu e Riberto não temos preguiça para remar e ter que voltar a noite e assim foi. Chegamos e fizemos nossa janta e descansamos para o dia seguinte. No dia seguinte mudamos a forma de pescar e fomos para as iscas de meia água, o Riberto já obteve sucesso nos primeiros arremessos e ficou feliz da vida.


ree

Eu pensei em algumas iscas de meia água e separei duas sendo a FeedLoose e ColdLoose. Confesso que como qualquer outro pescador, queremos ver a explosão na superfície, mas a pescaria tinha mudado e partimos buscar o peixe. Fiz a escolha certa das iscas. Acertei muito peixe com ambas, na isca Feedloose fiz o trabalho de recolher e dar alguns toques de ponta de vara, na isca Coldloose já fiz diferente, somente de recolher lentamente.



Até então não tínhamos acertado o grande azul e estávamos passando por um lugar aonde tinha tomado uma boa rebojada um dia antes. Mostrei para ele qual era o local não teve outra ao arremessar a isca novamente no local, o peixe não resistiu e saiu para a briga, foi boa demais. Era um bom azul, estava magro e mesmo assim saiu para a foto.


ree

Quando estava fazendo a soltura desse peixe, avistei duas tartarugas tomando sol na arvore, cheguei próximo e vi que uma estava com sua nadadeira presa e não conseguia sair dali, tive o privilegio de pegar e devolver ao rio.


ree

Porque estou contando isso, pois o que Deus faz é maravilhoso, quando eu estava soltando esta tartaruga aconteceu algo que jamais imaginei, ao soltar olhando para água, vejo um baita de azul passando do lado do caiaque, seria o azul que estava procurando, ele estava ali passeando, ao meu lado, chamei meu primo e ele não acreditou quando viu, foi algo que mais poderia imaginar. Era uma placa de azul. Voltamos a pescar, mas meu dia mudou, não sei se foi algo que comi, ou se foi muito sol. Comecei a ter febre e dor no corpo, a pescaria ficou um pouco difícil pra mim, comentei ao meu primo que iria acompanhar ele, até porque estávamos longe. O que eu fiz foi me refrescar e tomar muita água. Você irá notar minha aparência nas próximas fotos. Só pesquei mais um pouco e mesmo assim foi muito bom. Mesmo com febre acertei um peixe que estava procurando a algum tempo, tive o privilegio de acertar uma bicuda. Fiquei muito feliz, pois realmente é um lindo peixe e muito difícil de fisgar e embarcar.


ree

A isca Coldloose fez a diferença nesses últimos arremessos com o trabalho lento, foi muito peixe fisgado, o Riberto acertou muito peixe, ficamos muito feliz pelo resultado e por conhecer de fato o tão sonhado Tocantins.



Assim finalizamos nossa pescaria, agradecendo imensamente a hospitalidade do Jair Miguel e família, se você não conhece o Tocantins, não perca tempo e se programe. A natureza é viva e bonita demais. Nos despedimos com essa foto aonde mostra tudo que vivenciamos esses dias.


ree

Agradecemos a todos parceiros e família

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page